O cartão-presente é parte de uma via de mão dupla: prático e versátil para os consumidores, ferramenta importantíssima para varejistas. Mas para aproveitar ao máximo o potencial do produto, é necessário aprimorar a divulgação e a percepção dele pelo consumidor.
É por isso que o time de Customer Success da Todo atua ao lado dos varejistas, trabalhando em campanhas e estratégias para que o cartão-presente seja percebido da melhor forma possível.
O cartão-presente vai além de um simples produto; é uma solução de venda e uma operação completa que exige planejamento para gerar resultados no varejo.
Após a implementação, o sucesso do cartão-presente depende de uma comunicação estratégica, com divulgação consistente nos canais digitais e físicos, assegurando visibilidade e informações claras aos clientes.
No site, é fundamental destacar o cartão-presente na navegação, criar uma landing page dedicada e estruturar um FAQ. Nos pontos de venda, a equipe deve ser treinada para oferecer o produto, e a comunicação visual deve ser bem posicionada. O sucesso também depende de incentivos, com campanhas de vendas e materiais promocionais.
Fortificando a estratégia no início do ano
O início do ano é o momento ideal para revisar estratégias e otimizar a venda e distribuição dos cartões-presente. Para tanto, o nosso time de Customer Success traz algumas ações principais que devem ser realiadas pelos varejistas neste início de ano:
- Revisão de estoque e expositores, assegurando que o estoque de cartões e expositores esteja atualizado. Após o período de festas de final de ano, pode ser necessário um remanejo para evitar rupturas ou excesso de materiais.
- Treinamento de time, com a capacitação da equipe para que os membros estejam sempre preparados para comunicar os benefícios do cartão-presente aos clientes, assim como divulgar e auxiliar na compra e/ou resgate do cartão.
- Corrida de vendas, estimulando a equipe através de desafios de vendas de cartões-presente, premiando os vendedores, lojas ou gerentes regionais que mais se destacarem na campanha.
- É preciso que os varejistas considerem um investimento recorrente para parceiros B2B, incentivando a distribuição dos cartões-presente no meio corporativo, que tem apresentado resultados significativos, chegando a 50% das vendas em alguns segmentos.
- Oferecer cashbacks ou utilizar estratégias de carga extra (“compre um cartão presente de R$100 e ganhe R$130 de saldo”, por exemplo), também pode ser uma excelente estratégia para alavancar a compra de cartões-presente nesse início de ano, a exemplo do que marcas parceiras da Todo fizeram em campanhas como Black Friday e Natal.
Inclusive, de acordo com a pesquisa realizada pela Todo em 2024, mais de 50% dos clientes afirmam que ofertas promocionais influenciam sua decisão de compra.
A implementação dessas iniciativas pode resultar em um crescimento de até 10% nas vendas ou até cinco vezes o volume atual.
É válido também lembrar que embora as datas comemorativas/ sazonalidades sejam importantes para as vendas de cartões-presente, de acordo com a pesquisa, os aniversários são a principal ocasião de compra, influenciando 35% dos consumidores.
A pesquisa também trouxe elementos importantes sobre qual caminho seguir para aumentar o valor percebido do cartão-presente. Dentre os fatores principais a serem considerados, estão:
- Comunicação clara sobre praticidade e versatilidade (67%).
- Design atrativo e diferenciado dos cartões (48%).
- Inclusão de mensagens personalizadas (47%).
- Uso de cores que remetam a datas comemorativas (32%).
Os entrevistados puderam escolher mais de uma opção, demonstrando um índice de multiplicidade de 2,2, e isso reforça a importância de uma estratégia abrangente, coerente e contínua para manter os cartões-presente sempre na mente do consumidor.
A percepção de valor do cartão-presente está atrelada à flexibilidade, praticidade e conveniência que o produto traz. No entanto, ela pode ser aprimorada com estratégias bem definidas e a execução de ações ao longo do ano.
Divulgar o cartão nos principais canais, evidenciando seus benefícios; renovar o design, adequando-o às sazonalidades ou a momentos presenteáveis (a exemplo do que foi feito no Zift Card, o cartão-presente multimarca, que possui versões como ‘Feliz Aniversário’, ideais para essa ocasião); permitir que o comprador escreva mensagens para o destinatário, aumentando assim a personalização do presente; e explorar a criatividade nas datas comemorativas (como cartões natalinos temáticos), entre outras ações. Em cada um desses detalhes, o nosso time de Customer Success atua junto aos varejistas parceiros.
Porque o cartão-presente é para facilitar a vida do consumidor, sim. Mas é também um dos maiores aliados dos varejistas para aumentar o faturamento, fortalecer a marca, chegar a novos públicos e fidelizar clientes.
E se você quer conhecer a solução da Todo e entender como operamos a solução de cartões-presente de mais de 70 varejistas brasileiros, clique aqui e solicite contato do nosso time de especialistas.