A Black Friday de 2025 marcou um divisor de águas para o mercado de cartões-presente. Foi um ano de resultados robustos e amadurecimento do canal como peça estratégica para o varejo no consumo B2B e B2C. A Black 2025 mostrou, sem dúvidas, um consumidor pronto para adotar o cartão-presente como solução prática, segura e flexível, e o varejo preparado para aproveitar todo esse potencial.
Desempenho dos cartões-presente
As vendas totais de cartões-presente das marcas parceiras da Todo cresceram 100,4%, dobrando o resultado do ano anterior. O volume de cartões vendidos avançou 75%, e o ticket médio teve salto de 28,1%, indicando, claro, maior valor percebido pelo consumidor.
O desenho por canal traz a força do B2B corporativo, que liderou com 48,71%, seguido por loja física com 25,86%, corporativo cliente com 20,98% e e-commerce com 2,76%.
Todos esses dados mostram que as empresas estão, de fato, comprando com antecedência para campanhas de incentivo, reconhecimento e confraternização de final de ano, e consumidores recorrendo ao cartão-presente como solução rápida e certeira, aproveitando as vantagens da Black Friday.
A estratégia de cupons especiais com condições atrativas, comunicação direcionada e posicionamento privilegiado foi determinante nos resultados das marcas. A Dengo Chocolates registrou um crescimento de 172,2% em vendas totais e 47,3% em volume de cartões-presente. A Eudora teve aumento de 109,5% em vendas e 134,2% em volume de cartões-presente ativados e Crocs cresceu 19,8% em vendas totais.
We Coffee e O Boticário estrearam em grande estilo, e O Boticário já se tornou a marca mais vendida no B2C da Todo. Di Paolo, também em sua primeira Black, teve excelente adesão e posicionamento.
Todas essas marcas, sem dúvida, trabalharam com planejamento, disposição para testar formatos promocionais e entendimento claro do comportamento do consumidor no período de Black Friday, posicionando o cartão-presente como grande protagonista.
O fenômeno Zift Card na Black Friday
A Todo apresenta um ano extraordinário, sim. Mas o Zift teve um ano incomparável. Os números retratam isso, com aumento de 446,53% no volume total de vendas e crescimento de 1035,92% de vendas do Zift Card via parceiros.
O salto em parceiros explica boa parte da aceleração, pois a campanha estratégica de cashback, transformou o Zift em um produto irresistível para quem busca conveniência, possibilidade de escolha ampliada e retorno imediato.
E, além disso, o reconhecimento da marca Zift Card também foi determinante para esses resultados. O Zift começou a ocupar um território que, até pouco tempo, era dominado apenas por gift cards tradicionais.
O que a Black Friday de 2025 traz sobre o futuro do cartão-presente?
O corporativo virou protagonista, sem dúvida, pois as empresas já entenderam que o cartão-presente é a forma mais flexível de premiar, motivar e agradecer e aproveitam as oportunidades e promoções das principais datas ao longo do ano para esse movimento.
O consumidor está mais maduro e mais prático e, de fato, o cartão-presente deixou de ser um “quebra-galho” e se tornou um item de desejo. Se tornou parte do dia a dia das pessoas em vários contextos.
O varejo que planeja, colhe resultados. As melhores performances da Black Friday 2025 vieram justamente de marcas que se prepararam com antecedência, ajustaram campanhas e trabalharam com o time da Todo para otimizar exposição e condições comerciais.
Os resultados deste ano deixam claro que quem quiser crescer em 2026, precisa começar agora. Black Friday não é mais uma operação de última hora, e o cartão-presente, muito menos. As marcas que despontaram fizeram isso porque entraram cedo, conversaram com o time de Customer Success da Todo, aprimoraram campanhas e ajustaram estratégias de exposição. Tudo para o cartão-presente performar.
E se sua marca também quer ter um 2026 de grandes resultados com cartões-presente, converse com nosso time. Clique aqui e fale com um especialista. Dá tempo de aproveitar o MELHOR que o cartão-presente pode oferecer.