O Natal continua sendo a principal data do varejo no Brasil e no mundo, pois é nesse período que marcas concentram investimentos, consumidores intensificam suas compras devido ao contexto de presentear e todo o comércio se movimenta de forma acelerada. E dentre tantas opções de presentes, o cartão-presente vem sendo, ano após ano, um protagonista.
De acordo com a pesquisa da National Retail Federation (NRF), nos Estados Unidos, os cartões-presente ocupam o segundo lugar entre os itens mais presentes nas listas de Natal dos consumidores, ficando atrás apenas de roupas e à frente de brinquedos, eletrônicos e produtos de beleza.
Apesar do estudo ser estrangeiro, ele mostra tendências fortes no Brasil, país onde o cartão-presente já tem, há muito tempo, capilaridade, conveniência digital e é um produto desejado por diferentes tipos de consumidores.
O universo digital e os cartões-presente
A internet aparece em primeiro lugar quando o assunto é “fonte de inspiração para presentear”, citada por 44% dos entrevistados da pesquisa da NRF, seguida por amigos e família (36%), visitas às lojas físicas (30%) e listas de desejos (26%). Quando esse recorte é do público mais jovem, entre 18 e 24 anos, a influência das mídias sociais cresce ainda mais, principalmente do TikTok (28%) e Instagram (27%).
Não à toa, as marcas precisam de presença estratégica e bem planejada no digital. Afinal, se os consumidores procuram primeiramente por opções on-line, o cartão-presente precisa estar visível, bem posicionado e inserido em campanhas que conversem com a linguagem das diferentes gerações e que tragam de forma evidente os benefícios de utilizar um gift card para presentear alguém.
A força do Natal
Os dados da Todo no Natal de 2024 confirmam a expressividade da data. No período, o canal B2B respondeu por 56% das vendas totais, com crescimento de 131% em relação a 2023. O varejo on-line e físico também tiveram alta, deixando claro que o consumidor está cada vez mais propenso a escolher o cartão-presente e toda a facilidade, a praticidade e a funcionalidade que vem atrelada a ele.
De fato, o cartão-presente deixou de ser visto apenas como um “quebra-galho de última hora” e passou a ocupar espaço estratégico e prioritário para as marcas, gerando vendas recorrentes e incrementais, ampliando relacionamento com o público e promovendo fidelização.
Por que o planejamento é indispensável para as campanhas de final de ano?
A proximidade do fim do ano traz urgência para o varejo. E, quando falamos de cartões-presente, o planejamento é determinante para aproveitar todo o potencial da data. As campanhas de Natal exigem coordenação entre marketing, comercial, financeiro e, principalmente, o time de Customer Success.
É preciso estar presente em canais diversos, negociar espaço no ambiente digital, investir em comunicação de impacto e planejar promoções atrativas. O consumidor que compra em dezembro já está olhando para o que está visível em outubro e novembro, e é esse tempo de antecedência que entrega relevância no período mais concorrido do varejo.
É por isso que o time de Customer Success da Todo atua de forma ativa e para apoiar o varejista, com o alinhamento das melhores datas e formatos de campanha, o acompanhamento de performance e o planejamento de ações em torno do cartão-presente de cada marca. A equipe trabalha lado a lado com as marcas para que o cartão-presente esteja bem posicionado, estratégico e pronto para entregar muitos resultados.
A Todo disponibiliza a tecnologia, a infraestrutura e a gestão completa para a operação de cartões-presente, colocando também sua expertise sempre em prol das marcas, identificando oportunidades, ajustando estratégias e ajudando a aproveitar os pontos de contato com o consumidor.
O cartão-presente é a “cereja do bolo” no Natal varejista
No Natal, os consumidores compram para mais pessoas, gastam mais por transação e estão mais abertos a soluções que economizem tempo sem perder significado. O cartão-presente encaixa-se perfeitamente nesse contexto, pois é sinônimo de conveniência, praticidade e possibilidade de escolha.
O cartão-presente tem, sobretudo, atributos que dialogam com os jovens conectados, que prezam pelo digital imediato; com os consumidores que valorizam experiência e liberdade de escolha; e com o mercado corporativo, entregando uma legítima ferramenta de incentivo e relacionamento com colaboradores e parceiros.
É hora de agir!
Os dados globais da NRF e os resultados locais do Natal 2024 mostram que o cartão-presente não é mais uma “mera opção”. É por isso que, na solução da Todo, o varejista tem acesso à inteligência e ao suporte necessários para fazer do Natal uma data inesquecível em faturamento e relacionamento.
Quer estruturar sua campanha de cartões-presente para o fim de ano? Fale com um especialista da Todo. Basta clicar aqui.