Os serviços financeiros não são mais exclusividade de bancos. Fintechs, plataformas de benefícios, varejistas e aplicativos de mobilidade, por exemplo, vêm incorporando soluções financeiras ao seu portfólio, influenciando a forma como consumidores compram, se relacionam com as marcas e movimentam seus recursos cotidianos.
Em resumo, esse movimento, conhecido como embedded finance, transforma qualquer empresa em um possível canal de oferta de produtos e serviços financeiros.
Por exemplo, a ideia de que o consumidor só lida com dinheiro ou crédito dentro do ambiente bancário já ficou para trás. Hoje, ele paga um lanche com saldo de cashback, recebe crédito no aplicativo de compras, compra cartão-presente via banco digital e acessa benefícios dentro de marketplaces. É o novo consumo na palma da mão.
O avanço é uma combinação entre a digitalização, o crescimento do open finance, o aumento da bancarização da população e a busca por conveniência em toda a jornada de compra.
O varejo deixa de ser apenas um canal de consumo para se tornar também um ambiente de serviços. E, nesse contexto, o cartão-presente se faz muito estratégico.
O que muda para as marcas com essa transformação?
À medida que ocorre a incorporação dos serviços financeiros ao consumo, o ponto de venda (físico ou digital) passa a ser uma vitrine de possibilidades financeiras, incluindo os cartões-presente.
As marcas que operam com gift cards, ao estarem presentes nesses novos ambientes, acessam públicos que antes estavam fora do seu alcance e se posicionam como uma estratégia funcional, prática, digital e conveniente.
As marcas também podem coletar dados sobre comportamento de consumo, preferências de resgate, sazonalidades e até hábitos de autopresenteabilidade, também conhecido por self-using, podendo assim fazer campanhas muito mais personalizadas.
A estrutura que se forma é a de um legítimo ecossistema. Ou seja, o consumidor acessa o cartão-presente por diferentes canais (app do banco, plataforma de benefícios, e-commerce, parceiro B2B), resgata onde quiser, compartilha a experiência e movimenta o mercado com uma liberdade única.
Para o varejista, essa lógica traz receita recorrente, visibilidade, inteligência de dados e posicionamento.
O cartão-presente como ferramenta de embedded finance
O cartão-presente já nasceu com características de um serviço financeiro. Afinal, ele transforma o dinheiro em saldo, ativa o consumo, funciona como meio de pagamento e tem um fluxo financeiro estruturado. Só que agora, esse produto passa a ocupar lugares que antes pertenciam exclusivamente a bancos e instituições tradicionais.
Não à toa, ele se encaixa perfeitamente na lógica do embedded finance. Quando um aplicativo passa a revender cartões-presente, ele está oferecendo uma solução financeira ao cliente. Quando uma fintech inclui gift cards em sua prateleira de produtos digitais, ela também está promovendo conveniência, liberdade e, claro, monetização.
Sendo assim, a fintech amplia o portfólio, a marca ganha alcance, o consumidor encontra praticidade e o mercado como um todo se torna mais conectado.
Os ganhos para o varejo
O varejista que opera com cartão-presente e o integra a canais diversos, como plataformas de benefícios, bancos digitais e parceiros B2B, amplia sua capilaridade e se insere em ambientes propícios para a compra. São canais que, além de venda, também entregam relacionamento com o consumidor e presença.
E na prática, isso significa maior volume de vendas, novas fontes de receita, mais pontos de contato com o consumidor e melhor aproveitamento de datas estratégicas.
É válido falar também do ganho de reputação e da consolidação da marca como uma alternativa presenteável, algo que, muitas vezes, é decisivo para melhorar o faturamento em datas sazonais e campanhas corporativas.
A experiência do consumidor
Nesse universo, o consumidor passa a ter liberdade para escolher como e onde usar seu saldo. Pode resgatar no app do banco, presentear alguém pelo WhatsApp, comprar dentro de um app ou ainda receber um gift card como bonificação por performance no trabalho.
É uma estrutura pautada em omnicanalidade, acessibilidade e integração total com o estilo de vida digital. É o consumidor no meio da estratégia, no centro de tudo.
O cartão-presente é uma ponte entre o universo financeiro e o varejo digital. E a Todo, especialista em cartões-presente, entrega uma operação que leva o gift card para diferentes canais, transformando-o em uma ferramenta de geração de receita, dados e relacionamento.
Quer entender mais sobre como esse ecossistema pode funcionar também para a sua marca? Clique aqui e fale com um especialista da Todo.