As campanhas com cartão-presente dentro do universo corporativo têm cada vez mais destaque, sobretudo por serem estratégicas para marcas que buscam escala, recorrência e posicionamento.
Os cartões-presente são sinônimos de força, atuando como “aceleradores de performance”, principalmente quando combinados a ações estruturadas com parceiros. Na Todo, os parceiros corporativos são canais de venda e ativação que ajudam a ampliar o alcance dos cartões-presente no mercado, já que “revendem” o portfólio da Todo.
Quem são esses parceiros? Plataformas de benefícios e incentivo, fintechs, bancos digitais, aplicativos de mobilidade, cashback, marketplaces e redes de varejo físico e digital.
Eles são uma legítima ponte entre as marcas e um público maior, permitindo que campanhas de gift card tenham mais visibilidade, muitas vezes em contextos em que o consumidor já está propenso à compra.
A Todo atua diretamente na construção dessas parcerias, objetivando sempre a sinergia entre o perfil do público, o momento da campanha e os objetivos das marcas.
Além do aumento de faturamento, há um efeito de posicionamento e alcance que muitas marcas dificilmente alcançariam sem o cartão-presente como ferramenta junto aos parceiros corporativos. Dentro da operação da Todo, esse cenário é claro. Vamos a ele?
A estratégia aliada ao caráter presenteável
Uma determinada marca com altíssima capilaridade nacional, mas que, até pouco tempo, ainda não era percebida como presenteável, ganhou esse caráter com o investimento em cartões-presente.
Após a construção de uma estratégia consistente, que envolvia presença e em ações de parceiros corporativos da Todo, alternância de formatos e frequência nas ativações, a marca atingiu um crescimento de 673% em vendas de cartões-presente.
E isso reforça que não basta ter o cartão-presente como um produto disponível. É preciso estar visível. É preciso dar destaque! O cartão-presente, inserido em plataformas e canais estratégicos, coloca a marca diante de um novo público, cria familiaridade e transforma muito a percepção do consumidor.
No caso dessa marca, mesmo com uma oferta que inicialmente não parecia a mais natural para presenteáveis, a combinação entre capilaridade e estratégia com cartões-presente trouxe oportunidade e escala.
Marcas presenteáveis também precisam de presença
Outro caso que enfatiza a potência das campanhas corporativas vem de uma marca, do segmento de joias, que já tinha um bom apelo de presenteabilidade, mas enfrentava limitações de capilaridade e logística. Afinal, ela estava disponível apenas no e-commerce e não chegava a todas as capitais.
Ainda assim, com investimento em datas específicas como Dia da Mulher, Dia dos Pais, Black Friday e Natal, conseguiu resultados expressivos com os cartões-presente contextualizados a essas ocasiões.
E mesmo sem novos investimentos em 2025, a marca colheu os frutos das ações feitas, com crescimento de 450% em relação aos períodos anteriores às campanhas.
Tamanho protagonismo dos cartões-presente consolidou a marca no imaginário do consumidor como uma opção legítima e relevante dentro do mercado de gift cards.
E para marcas que já operam com alta performance? Mesmo nesses casos, as campanhas corporativas são muito importantes. Não à toa, uma marca que já contava com boa presença no portfólio, resgate conveniente e uma imagem fortemente associada a momentos de celebração, teve um crescimento adicional de 30% em vendas durante os meses em que fez campanhas com parceiros da Todo.
Parceiros são peças-chaves
E não é só a marca que sai ganhando. Para os parceiros, os benefícios também são claros. A exposição a novos clientes, a construção de recorrência e o fortalecimento do relacionamento com as marcas são alguns dos efeitos diretos. Ao aprender a comprar na plataforma do parceiro, o cliente tende a voltar, e isso cria um processo de fidelização e crescimento.
Em resumo, a Todo ajuda construir pontes que ampliam o potencial de ambos os envolvidos. Inclusive, constantemente são identificadas oportunidades em campanhas anteriores que podem ser retomadas de forma ainda mais estratégica.
Se uma marca atrai um perfil de cliente interessante com determinada campanha, o parceiro pode ser convidado a investir junto com ela na próxima edição, dividindo esforços e multiplicando resultados.
E sim, os resultados já dizem muito, mas o mais importante é o movimento por trás deles. Campanhas corporativas com cartão-presente são, hoje, uma das formas mais certeiras de melhorar métricas com inteligência.
É uma via de mão dupla. Marcas que investem com consistência conquistam, sobretudo, espaço, relevância e relacionamento. E os parceiros corporativos expandem suas possibilidades de receita e se posicionam como plataformas interessantes para o consumidor final, o qual preza por praticidade e flexibilidade.
E se você quer entender mais sobre todo esse universo de cartões-presente e suas infinitas possibilidades no mercado varejista, clique aqui e fale com um especialista da Todo.