Embora não esteja entre as maiores datas do varejo, o Dia dos Namorados mostrou sua força em 2025: as vendas de cartões-presente cresceram 56% em relação ao mesmo período do ano passado.
Tamanha expressividade torna evidente a movimentação de marcas que souberam usar o timing da data para potencializar suas campanhas e obter muitos resultados com os cartões-presente.
O cartão-presente protagonizando a data mais amorosa do ano
As vendas de cartões-presente das marcas parceiras da Todo, entre 1º e 12 de junho, cresceram 93% em comparação com o mesmo período de 2024.
A explicação para esse crescimento? Marcas preparadas, ativações mais criativas, maior adesão do público e uma estrutura multicanal que permite ao cliente escolher como e onde comprar. Em outras palavras, houve ainda mais profissionalização no uso do cartão como ferramenta potencial de relacionamento e venda.
O e-commerce cresceu 76% e as lojas físicas também performaram bem, com alta de 47%.
No que diz respeito à representatividade de cada canal, as lojas físicas representam 27% e, o e-commerce 10% das vendas no período.
As lojas físicas dobraram a quantidade de cartões vendidos, com um crescimento de 100%. O e-commerce não ficou atrás, pois teve uma progressão de 103% no mesmo período.
Sim, o consumidor está cada vez mais aberto ao cartão-presente como a melhor escolha para agradar, porque nada se compara à liberdade, flexibilidade, funcionalidade e simbolismo de um gift card.
O caminho das marcas no Dia dos Namorados 2025
As marcas que entenderam essa tendência, investiram em campanhas mais estruturadas e se destacaram com os cartões-presente no Dia dos Namorados. O Boticário, Riachuelo, C&A, Centauro e Nike foram algumas das que estiveram no topo no ranking de performance no B2C.
Já no B2B2C, o Banco Inter foi um dos grandes cases da data, chegando a um crescimento de 66%, utilizando estratégias como o cashback, com cartões-presente dando 10% de retorno após a compra, por exemplo. Nesse modelo, em que a marca fornece a solução para um parceiro que a ativa diretamente com o consumidor final, a tríade formada entre empresa, parceiros e clientes proporciona frutos consistentes.
A Crocs também se destacou nas campanhas com os cartões-presente. A marca, que em 2024 não havia feito nenhuma ação promocional para o Dia dos Namorados, optou neste ano por ativar uma campanha de carga extra, que resultou em 8.183% de aumento nas vendas via e-commerce. Afinal, qual consumidor não deseja ganhar um valor a mais, gastando menos?
A diferença que uma ação bem construída pode fazer é evidente, e serve como aprendizado para todas as marcas que ainda não entenderam o impacto dos cartões-presente, sobretudo em datas comemorativas.
Também no Dia dos Namorados deste ano, a Loungerie, por exemplo, trabalhou com desconto direto e contou com divulgação por stories personalizados. O Café Orfeu, além de utilizar a estratégia de carga extra, investiu em materiais personalizados.
Já a Bagaggio e a Centauro investiram em banners nas páginas principais de seus sites. Ações simples, mas que, em conjunto com um calendário bem planejado, proporcionaram impacto positivo e ampliaram a presença das marcas no imaginário do consumidor. O cartão-presente estava ali, comunicado, destacado e inserido como opção estratégica para agradar a pessoa amada.
Outro ponto importante foi o cuidado com a comunicação visual. Marcas como Loungerie, Nike, Corello, Café Orfeu, Bagaggio e Gurumê utilizaram artes personalizadas para criar uma narrativa mais emocional e alinhada com o estilo da data. Quem não gostaria de ganhar um cartão-presente personalizado e dedicado ao Dia dos Namorados, não é mesmo?
As marcas, em conjunto com o time de Customer Success da Todo, pensaram e planejaram cartões-presente com layouts específicos para esse momento, reforçando ainda mais o simbolismo e o carinho atrelado. A escolha por personalizações enfatiza o intuito de cada marca em se conectar com o cliente e mostrar que aquele cartão tem um valor que vai muito além do financeiro.
Dia dos Namorados 2025, cartões-presente e lições de mercado
O cartão-presente está em constante evolução, e as campanhas relacionadas a ele também. É a combinação de estratégia, dados e criatividade para entregar mais e melhor aos consumidores. É a resposta que o mercado precisa.
As campanhas do Dia dos Namorados 2025 mostraram que é possível gerar muito valor para todos os lados quando o foco está em entender o comportamento do cliente e ativar os canais certos, com a mensagem ideal, no momento oportuno e na direção alinhada.
E para as próximas datas comerciais principais (Dia dos Pais, Dia das Crianças, Black Friday e Natal), fica a lição: quem se antecipa, planeja e destaca o cartão-presente, colhe os melhores resultados. Afinal, o produto, que em outro momento era uma alternativa, um “plano B”, agora é protagonista.
E se você quer entender como sua marca pode aproveitar o melhor dos cartões-presente em campanhas sazonais, clique aqui e fale com o time da Todo.