A Todo participou do VTEX Day 2025, o maior evento de varejo digital da América Latina, realizado em São Paulo. Diversos clientes, prospects e parceiros estiveram no estande da Todo, solidificando a atuação da empresa como referência no mercado de cartões presente.
Dentre os grandes momentos do evento, um dos mais marcantes foi a palestra de Philip Kotler, o “pai do marketing moderno”. Ele é autor de mais de cem livros e responsável por estruturar os principais pilares do marketing conhecidos hoje.
Kotler apresentou uma análise atualizada sobre os rumos do mercado: o marketing H2H (human-to-human). Na visão dele, o futuro do marketing está na humanização das relações entre marcas e pessoas, pautada na construção de vínculos autênticos, experiências cada vez mais personalizadas e na reputação que se constrói a partir de valores, não somente por meio de produtos ou campanhas publicitárias.
Durante sua fala, Kotler reforçou que o digital, embora importante, é apenas um meio para se chegar até o público. Para ele, a eficiência deve estar sempre a serviço da empatia.
Ou seja, quando uma marca é lembrada não só por aquilo que vende, mas pelo que representa, ela se torna parte de uma comunidade. Ela inspira. Kotler reforçou, inclusive, que é melhor fazer uma ação pontual com significado real do que muitas ações irrelevantes e automatizadas.
Marketing H2H e cartões-presente: uma via de mão dupla
É nesse contexto personalizado e autêntico que o conceito de marketing H2H se conecta com a proposta de valor do cartão presente e com a solução da Todo. Afinal, o cartão presente é uma ponte de relacionamento. É a representação de um presente que carrega escolha, liberdade, possibilidades e muito afeto. E tudo isso vai muito além de uma mera aquisição de produto.
O cartão presente, por essência, tem um valor simbólico. Ele é um reconhecimento, uma lembrança, uma demonstração de cuidado a ser feita em tantos contextos.
Em uma ação corporativa, por exemplo, o cartão-presente é oportuno para expressar gratidão e reconhecimento a colaboradores e parceiros. No varejo, ele amplia possibilidades de consumo, fideliza o cliente e prolonga o ciclo de relacionamento com a marca. E, em qualquer cenário, ele solidifica um princípio central do H2H: o foco está na pessoa. Sempre.
Durante os dois dias de evento, a equipe da Todo ouviu diversos depoimentos de executivos e gestores que usaram o cartão presente como forma de engajar suas equipes internas, recuperar clientes inativos ou estimular vendas com mais liberdade de escolha. O que todos eles trouxeram em suas falas foi unânime: o cartão presente não é apenas um meio de pagamento, um “voucher” qualquer. É uma solução de conexão, e sem limites territoriais.
O impacto de uma marca está na identificação
Um dos exemplos citados na análise, foi a CocaCola. Ele lembrou que a marca construiu seu posicionamento vendendo emoções, e não só refrigerantes. “A Coca vende felicidade, momentos, pertencimento”, destacou.
O caminhão da Coca-Cola no Natal que se transforma em memória de infância, os nomes nas latinhas que viram fotos: nunca foi só produto.
Esse mesmo caminho simbólico se adequa ao cartão presente: quem presenteia, transmite mais do que um valor monetário. Transmite cuidado, oferece autonomia e, sobretudo, cria um momento, um contexto afetuoso.
É a experiência, a intenção percebida que define a reputação de uma marca. Assim também acontece com os cartões-presente, que quando são bem pensados, priorizados dentro do portfólio de uma marca, divulgados e planejados com personalização, geram proximidade e valor percebido.
É uma solução robusta, emocionalmente inteligente e eficiente para marcas que desejam construir vínculos duradouros com seus públicos.
Para Gabriel Vasconcellos, do time de Relacionamento e Inteligência de Mercado da Todo, a experiência no VTEX Day enfatizou o papel do cartão presente como um aliado do novo marketing. “Encerramos nossa participação com a certeza de que o futuro do varejo passa pela conexão humana e por soluções que simplificam, engajam e geram resultados. A palestra do mestre Philip Kotler sobre Marketing H2H nos lembrou que, no nosso mundo automatizado, é o gesto genuíno que permanece. É a empatia verdadeira que fideliza. E é a comunicação transparente que constrói reputação. Esses são os valores que norteiam nossa atuação diariamente.”
De fato, o que Kotler propôs em sua palestra, e o que a Todo pratica em todas as suas soluções, é justamente essa “virada de chave”. Porque sim, é preciso sair da lógica transacional e migrar para relações mais cada vez mais humanas, sensíveis e personalizadas.
Não é à toa que o cartão presente é uma ferramenta de comunicação e engajamento. Ele gera valor porque gera escolha. Gera liberdade. E, mais do que isso, proporciona lembrança, que é o que toda marca deseja conquistar perante seus públicos.