A liderança da Todo no mercado de cartões-presente não é à toa. Existe um investimento contínuo em tecnologia para assegurar que os processos por trás dos cartões-presente sejam sempre seguros, rápidos e eficientes.
Para oferecer uma experiência sem falhas tanto para o cliente quanto para o destinatário do cartão-presente, a Todo possui uma infraestrutura tecnológica robusta e completa, priorizando a inovação constante e a integração com os maiores PDVs e e-commerces do mercado.
Desbravando a tecnologia da Todo
Um dos principais desafios enfrentados pela Todo no desenvolvimento de soluções para cartões-presente é a integração entre diferentes plataformas, como sistemas de e-commerce, sistemas de pagamento e plataformas de fidelidade, visto que a comunicação entre essas plataformas deve ser ágil, sem perda de dados, e deve trazer sempre segurança a todas as transações.
Segundo Tomáz, Gerente de Engenharia da Todo, “a preocupação constante com as melhores práticas para garantir maior segurança, manutenibilidade e eficiência já é um desafio por si só”.
Para isso, a Todo utiliza sistemas com a comunicação desacoplada entre os microsserviços que compõem sua infraestrutura, aumentando a flexibilidade e a resiliência do sistema.
“Nossos serviços fazem uso de protocolos de comunicação mais eficientes e que garantem maior tolerância a falhas, e suporte para grandes demandas”, explica Kalicki, Tech Manager da empresa.
Essa infraestrutura é capaz de suportar altos volumes de transações, especialmente em datas comemorativas como o Natal e o Dia das Mães, quando a demanda por cartões-presente aumenta consideravelmente. Como explica Kalicki, “nosso ecossistema passou por uma grande transformação nos últimos anos justamente para garantir que possamos atender a demanda de datas comemorativas, como o Natal”.
Tamanha capacidade de escalar rapidamente, sem perder a qualidade ou comprometer a experiência do usuário, é um dos grandes diferenciais da solução da Todo. Sim, mesmo com uma alta carga de trabalho, os sistemas da Todo permanecem estáveis e seguros, proporcionando uma experiência fluida e sem interrupções aos envolvidos.
Segurança operacional
A Todo, em parceria com a InComm Payments, adota um sistema de segurança avançado para proteger os dados dos usuários e dos cartões-presente contra fraudes e acessos não autorizados. Como ressalta Leandro Trombini, Gerente de Infraestrutura da Todo, “a segurança, principalmente hoje com os avanços da IA, possui um nível de importância muito maior. Trabalhamos em conjunto com o Security Team da InComm Payments, que traz o que há de mais avançado em combate a crimes digitais”.
Ao serem armazenados nos bancos de dados da Todo, os dados ficam criptografados, ou seja, mesmo em caso de acesso não autorizado, as informações não serão acessíveis ou utilizáveis. “Os dados dos usuários e dos cartões-presente são criptografados, garantindo que mesmo que invasores tenham acesso, eles não sejam úteis nem acessíveis do ponto de vista prático”, reforça Trombini.
A Todo possui também firewalls para controlar o tráfego e bloqueios de acessos indesejados, além de realizar testes periódicos de segurança para a proteção constante de suas plataformas. Segundo Trombini, “possuímos firewall para controle de tráfego e bloqueio de acessos não autorizados, bem como testes periódicos de segurança na plataforma”.
A privacidade dos dados também é uma prioridade. A Todo segue as regulamentações de proteção de dados, como a LGPD, e o time de tecnologia, composto por profissionais que são referências na área, realiza monitoramento contínuo e implementa ações preventivas para proteger a privacidade e a integridade dos dados. “Os dados ficam criptografados em nossos bancos de dados, e toda transmissão de dados passa por criptografia”, afirma Trombini. A Todo também utiliza serviços de terceiros certificados para lidar com dados de pagamento.
Soluções
O time de tecnologia da Todo tem processos muito rígidos de revisão de códigos, com múltiplas verificações antes de qualquer funcionalidade ser lançada em produção. Como explica Tomáz, “fazemos uso de processos rígidos de code review. O código precisa ser aprovado por pelo menos mais de um desenvolvedor antes de ser levado para nosso ambiente de homologação”.
Além disso, as novas funcionalidades são sempre testadas e monitoradas para assegurar que estão atendendo aos requisitos de desempenho, segurança e usabilidade. “Uma vez no ambiente de homologação, a funcionalidade é testada pela equipe, o que garante que os requisitos foram alcançados. Somente então a funcionalidade é levada para produção, onde passa a ser monitorada”, complementa Tomáz.
Dentro das tendências constantes do mercado varejista, a Todo faz adaptações, inclusões e inovações, se adequando às novas tecnologias de pagamento e pagamentos por aproximação, para que os clientes finais possam sempre usufruir das soluções mais modernas e práticas disponíveis no que diz respeito aos cartões-presente.
E não só por isso, mas por todo o “conjunto da obra”, a tecnologia da Todo é completa, oferecendo integrações com os maiores PDVs e e-commerces brasileiros. Afinal, o sucesso no varejo depende de estar sempre à frente em tecnologia, operação e SOLUÇÃO.
Quando um varejista tem uma parceira como a Todo, que oferece uma plataforma segura, escalável e eficiente, além do suporte completo para implementação, gestão e divulgação dos cartões-presente, o sucesso é certo e de longo prazo.